sábado, 29 de setembro de 2012

Tutorial sobre a manutenção dos TV’s LCD LG 32LG30R e afins!


Fernando José

Amigos, vou iniciar nesta edição uma série de artigos que fazem parte de um TUTORIAL que estou desenvolvendo sobre uma determinada linha de TV’s LCD da marca LG.
Esta linha de TV’s tem apresentado uma série de problemas relacionados a falhas de funcionamento, na maioria associados a sua fonte de alimentação e espero que o assunto que hora inicio possa ajudar a vocês colegas na solução de alguns problemas que possam surgir em suas oficinas!
Tutorial sobre falhas nas fontes dos TV’s LG de modelos 26, 32 e 37LG30 – 50 ou 80, 42 e 47LG30 e LG 42LG3000:

As PSU (placa da fonte) desses equipamentos apresentam versões diferentes entre os vários modelos e, assim sendo, devemos ter em mente que a solução apresentada para uma determinada fonte pode não ser a mesma para outro, pois de um modelo para outro, teremos diversas versões diferentes:

Abaixo temos uma relação dos códigos encontrados nas PSU dependendo da versão utilizada: EAX40157601/17 = EAY40505202 REV 2.0 = EAY40505302 = EAY40505303 para 42LG30 - 50 e 70 e para as 47LG70. EAY5155150 para 32LG30 – 50 e 80R

Na sequência podemos ver alguns exemplos das placas encontradas em alguns dos modelos citados acima:

O maior problema para entender estas fontes é justamente o problema de muitos dos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA, a falta do diagrama esquemático da fonte.
Os equipamentos da marca LG estão entre os de maior dificuldade na localização de diagramas das fontes utilizadas em seus TV’s.
Como justamente, as citadas aqui não têm o seu diagrama disponível, vamos fazer as análises a partir de informações técnicas obtidas por mim mesmo em trabalhos de bancada, e por colegas de bancada ou dos fóruns de debates técnicos da internet.

Encontramos duas falhas das mais comuns nestes modelos de TV:
1 – O TV liga de forma aleatória.
2 – O TV liga normal quando frio, mas se for desligado, só volta a ligar se for desligado da tomada e aguardarmos algum tempo para religá-lo.
3 – O TV não liga.

Os dois primeiros problemas tem origem na mesma região da fonte, a “PROTEÇÃO OVP”!

Embora tenhamos alguns relatos de colegas que dizem que o defeito destes TV’s é relativo à alteração do valor ôhmico da malha de realimentação da tensão de referência para o controle das tensões de saída da fonte, não encontrei nenhum relato confirmado de que estes equipamentos tenham sido encontrados com as tensões de saída da fonte alteradas.
Pelo menos as que eu consertei não apresentavam alterações nessas tensões e colegas como o Jayme Gonçalves, também não, tendo ele inclusive, alguns modelos desses citados, consertados há mais de um ano, sem apresentarem nenhum tipo de problema.
Não quero dizer com isso, que este problema de alteração de tensões de saída não possa ocorrer, mas as estatísticas não comprovam isto!

 
Vamos começar pelo sintoma mais fácil de ser visto que é quando o equipamento não liga em nenhuma circunstância:

Vamos tomar como base o modelo 42LG30R:
No caso do TV não ligar, o primeiro passo será checar a existência ou não da tensão de 5VDC que é a tensão gerada na fonte STAND BY e que deve existir a partir do momento em que o TV for ligado à rede elétrica.
É óbvio que caso não exista a tensão de 5VDC, temos um problema na fonte de STABD BY, que pode ser relativo ao seu START, gerador de PWM, chaveador ou ao FEEDBACK feito pelos FOTO ACOPLADORES.
Neste equipamento é recomendável checar e se possível substituir os FOTO ACOPLADORES, pois os mesmos podem apresentar falhas apenas quando alimentados e passarem em todos os testes estáticos.


Será imperativo que independentemente do problema encontrado, sejam aplicadas as modificações no R128 que deve ser alterado para 12KΩ, o R110 para 220KΩ e o C108 que deve ser mudado para 22nf.

O valor do R128 pode ser alterado até os 15KΩ para obtermos o melhor desempenho do TV sem que o mesmo venha a se desligar sem motivo aparente.

Devemos verificar também se está presente à tensão de 3,4VDC que é a tensão responsável pelo START geral da fonte, vinda da MAIN UNIT e a possível existência de RIPPLE no pino 12 do IC U102.

Devem ser verificados também os capacitores C504 e 508 e substituídos C202, 206, 217 e 221.

Para simular a tensão de referência vinda da MAIN UNIT para acionar a fonte em seu todo, utilize um resistor de 100Ω entre o 5VDC e o pino correspondente ao POWER ON no conector que interliga fonte à MAIN UNIT.
Este procedimento deve ser realizado com a MAIN UNIT desconectada da fonte e com a entrada de rede do TV, conectada a um “sistema de lâmpada série”, a fim de evitarmos possíveis sustos ao acionar a fonte.

Observe que, mesmo não se tendo notícias confirmadas sobre a alteração nas tensões de saída da fonte, recomenda-se medir com um multímetro digital de boa precisão, os resistores da malha resistiva composta pelos R110 até 114 e, nesta linha, verifica-se também os capacitores C124 e 210.

Na próxima edição, a segunda parte deste artigo!
Encerro aqui agradecendo a todos que estiveram presentes no treinamento do mês de Agosto quando abordamos o tema “INVERTER dos TV’s LCD e LCD LED”!
Tivemos a expressiva presença de 72 alunos neste evento e naquela oportunidade tivemos a visita de um dos responsáveis pela tradicional e famosa revenda de ferramentas e instrumentos de medição, a loja TRIDUAR que se localiza no final da Rua República do Líbano no centro do Rio de Janeiro.



Esta é mais uma parceria entre o Clube do Técnico – RJ, e a ICEL MANAUS para permitir aos frequentadores de nossas palestras, uma maior facilidade na aquisição de novos instrumentos de medição para equiparem suas bancadas!
Aproveito para convidar a todos para estarem presentes no treinamento do dia 20 de Outubro quando vamos tratar de “Dicas de Reparação para os TV’s LCD, LCD LED e PLASMA”!
Como sempre, teremos novas dicas e informações técnicas para compartilhar com os colegas de profissão.
Contamos com sua presença!
Entre em contato conosco pelo nosso e-mail:
clubedotecnico@gmail.com
E também pelos nossos telefones (temos números de todas as operadoras para facilitar o contato de todos):
25966942 – 98394668 (vivo) – 80967832 (tim) – 75674947 (claro) – 85792128 (oi) – 96409617 (vivo residencial) e 35872095 (net fone).

Até a próxima edição se DEUS permitir.
Fernando José é Técnico de Eletrônica e INSTRUTOR da FAETEC de Niterói e do Clube do Técnico – RJ.
Atua como FREELANCER na reparação de equipamentos na Boullevard Assistência Técnica e é autor de vários livros técnicos voltados para a reparação e também é editor da revista técnica ON LINE – CLUBE do TÉCNICO em REVISTA que é distribuída gratuitamente aos assinantes cadastrados!


7 comentários:

  1. otimo assunto gostaria de ser informado por email dos proximos assuntos se for possivel



    tadeuedsonreis@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. grande amigos do clube do tecnico....gostaria de salientar junto a dicas do amigo fernando..no caso da linha tv..lg-xxlgxxr...que a mesma em si ja veio com erro de projeto na linha do circuito pfc....ocasionando com o tempo alteração no circuito de proteção....
    sendo necessário uma pequena alteração na mesma através da troca do r128=11k por 12 a 15k..k?..grande abraços a todos e ao amigo fernado josé com seu excelente trabalho ...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, qual o modelo do display utilizado na 32lg30r ?

    ResponderExcluir
  4. Se tiver alguma dica sobre a lg 42lb9rta se possível me passem pra me conhecer melhor o funcionamento deste tv. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. boa tarde gostaria que alguem me informasse o valor do zd115 da 32lg30r
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. la se foi um grande forma de raciocinio....vai com Deus ...ICONE,CONCLUA SUA PASAGEM PARA OUTRA MISAO.

    ResponderExcluir